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Discussion starter · #22 ·
Isso é bom para o carro e a motocicleta?
Sim. Você está fornecendo energia apenas para a ECU, não para toda a moto. Você precisa ser capaz de ajustar a voltagem e ela deve permanecer estável. Isso fará isso. Além disso, você pode usá-lo em outros projetos, caso precise de uma fonte de alimentação CC.
 
Sim. Você está fornecendo energia apenas para a ECU, não para toda a moto. Você precisa ser capaz de ajustar a tensão e ela deve permanecer estável. Isso fará isso. Além disso, você pode usá-lo em outros projetos, caso precise de uma fonte de alimentação CC.
Ei QuickSliver, me chame de estúpido nesse tipo de coisa... tenho algumas perguntas e acho que estou bem...

O principal problema é o acesso direto à ECU e a alimentação do chicote ao piscar a moto? Se fosse através da porta OBD, precisaríamos alimentá-lo ainda ou ele receberia energia através da porta e da bateria real da moto?

Os S1000RR '23/'24 fornecem algum registro do motor nativamente na ECU que podemos extrair via Woolich ou isso realmente não é tão importante como você afirmou devido à forma como a moto se autoajusta com base em seu sensor O2 e afins?

Você perguntou a eles se há planos imediatos para tentar fazer o flash da porta OBD funcionar?

Eu só queria agradecer muito, isso parece o caminho que estou seguindo em vez de travar devido ao torque imprevisível. Eu me senti enojado só de pensar em ir com BT, e quero ser capaz de personalizar as coisas ao longo do tempo sem ter que pagar SLR toda vez (caso contrário, eu teria ido 100% com Frank porque ele é um bom cara).
 
Discussion starter · #24 · (Edited)
Hey QuickSliver, call me stupid on this sort of thing... have a few questions and I think I'm good...

Is the main issue direct access to the ECU and powering the harness while flashing the bike? If it was through the OBD port would we need to power it still or would it get power through the port and actual bike battery?

Does the '23/'24 S1000RR's provide some engine logging natively in the ECU that we can pull via Woolich or is this really not that important as you stated due to the way the bike self tunes based on it's O2 sensor and such?

Did you ask them if there are immediately plans on trying to get the OBD port flash working?

I just wanted to thank you a ton, this looks like the route I'm taking vs crashing due to unpredictable torque. I felt disgusting even thinking about going with BT, and I want to be able to customize things over time without having to pay SLR each time (otherwise I would have 100% went with Frank because he's a good dude).
O principal problema é o acesso direto à ECU e a alimentação do chicote ao piscar a moto? Se fosse através da porta OBD, precisaríamos alimentá-lo ainda ou ele receberia energia através da porta e da bateria real da moto?

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Sim. Deve usar o chicote de bancada fornecido para conectar à ECU. O chicote tem um conector para fornecer energia. O OBD não pode ser usado para ler/escrever, portanto, a energia para a moto não é necessária, apenas a energia para a ECU.

Os S1000RR '23/'24 fornecem algum registro do motor nativamente na ECU que podemos puxar via Woolich ou isso realmente não é tão importante como você afirmou devido à maneira como a moto se autoajusta com base em seu sensor O2 e assim por diante?

- Sim. A caixa de registro pode ser conectada à porta do conector de dados de alta velocidade sob a cauda, atrás do assento. Pode conectar-se à caixa de registro via USB para PC para ler dados ao vivo ou conectar o PC à caixa de registro após um passeio para visualizar o registro de dados.

Você perguntou a eles se há planos imediatos para tentar fazer o flash da porta OBD funcionar?

- Não. Todos os modelos de ano indicam 'Non OBD II' no software. Então, eu presumo que não vai acontecer.

Depois de passar pela primeira vez de conexão e se familiarizar com o menu e os parâmetros, fica fácil depois disso. Sim, você economizará muito dinheiro. Você só paga uma vez pelo hardware e pelo flash ECU incluído. Então você pode sintonizar e fazer ajustes sempre que quiser, sem ter que pagar toda vez. Se você quiser sintonizar outras motos/ECUs, você tem que pagar à Woolich por cada desbloqueio, que custa $100. Você pode cobrar de um amigo para sintonizar sua moto por $800. Pague apenas $100 pelo desbloqueio da ECU e depois embolse os $700 restantes... assim como Bren faz. 😆 Ou se você realmente quer ser um pequeno idiota nojento, faça uma afinação parcial e chame-a de 'Estágio 1'. Em seguida, ofereça um 'Estágio 2' por mais algumas centenas de dólares e simplesmente remova o restante das restrições. Jogue um filtro de ar 'especial' ou um truque de 'kit de realocação do sensor de temperatura do ar' para fazê-lo parecer valioso.
 
A única modificação do motor é a remoção do escape de fábrica e da válvula de escape. Esta é uma simples afinação de rua. Tudo o que faz é restaurar a potência total das limitações de fábrica/EPA e reduzir as altas temperaturas do motor. Execute por sua própria conta e risco. Não me responsabilizo por ninguém que faça sua própria afinação. Como pode ver nas imagens, a moto é muito restrita de fábrica. Suck it, Bren.
Isso seria considerado uma afinação de circuito fechado completo? Você também mexeu no tempo de ignição? A moto avançará automaticamente o tempo de ignição devido ao combustível extra? Estou considerando este método!

editar - não importa, vejo que você só pode fazer o circuito fechado rodando até 9k rpm. Há alguma forma de fazer as faixas de rpm mais altas com esta unidade também?
 
Discussion starter · #26 · (Edited)
Isso seria considerado uma afinação de circuito fechado completo? Você também mexeu no tempo de ignição? A moto avançará automaticamente o tempo de ignição devido ao combustível extra? Estou considerando este método!

edit - não importa, vejo que você só pode fazer o circuito fechado até 9k rpm. Há alguma maneira de fazer as faixas de rpm mais altas com esta unidade também?
Do que posso dizer, existe um mapa AFR de circuito fechado e um mapa de combustível. Então, estou presumindo que o mapa de combustível é o 'circuito aberto' e é baseado no mapa AFR de circuito fechado. Não tenho certeza, mas é por isso que aumentei o mapa de combustível em 5%.

A ECU aumentará o tempo de ignição de acordo com os mapas de ignição. Cada mapa tem seus próprios valores máximos de tempo de ignição. Se a detonação for detectada, ela mudará para o próximo melhor mapa. Os mapas de combustível ideais têm valores de tempo de ignição bastante altos. Na minha opinião, eu não mudaria nada. Os sensores de detonação são calibrados apenas para detectar uma certa quantidade de detonação (ruído). A detonação extrema (ruído alto) é filtrada.

Sim, você pode ir para o circuito fechado de rotação máxima. 'Before Shift' significa antes de 9k RPM quando antes da mudança da came. 'After Shift' é depois da mudança da came, que vai até 14k RPM.
 

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A maneira como minha afinação está configurada é basicamente para controle total da potência disponível do motor. Minha mão direita está controlando a potência do motor e não a ECU, em certo sentido. Não confunda 100% de torque com instabilidade. Só porque você pode estar com 100% do acelerador e torque, não significa que o motor esteja com 100% de seu torque total em todas as rotações. Você não está recebendo 80 lb-pés de torque a 2.000 RPM. O motor não é fisicamente capaz disso nessa rotação. Se você estiver em ponto morto, o motor não pode acelerar a menos que você gire o acelerador. O ETV Gear Limit é exatamente isso, um limite. Ele apenas limita a abertura do acelerador em relação à posição da manopla. Em 100% de todo o mapa, os limites agora desapareceram e a manopla está em 1:1 com o acelerador. Exemplo - 50% da manopla = 50% do acelerador, como antes, poderia ter sido apenas 50% da manopla = 30% do acelerador.

Somente o comando de admissão pode mudar. Ele atua como um comando de rotação média em rotações mais baixas e, quando muda, atua como um comando de rotação alta. Não é um comando de válvulas variável como em carros. Então, não acredito que o comando possa ser afinado e não faria sentido mexer nele, a menos que você trocasse a caixa de ar e afetasse o fluxo de ar.

Sim, os números não curvos/não lineares nas configurações de fábrica estão bagunçados e não fazem sentido. Talvez um espião da Ducati tenha entrado lá e bagunçado tudo porque eles estão perdendo no WSBK. haha. A verdadeira afinação não é apenas sobre números de HP. É sobre fazer um motor funcionar com todo o seu potencial e eficiência. Muito disso se deve aos regulamentos da EPA e os fabricantes encontram todas as maneiras possíveis de atender a esses requisitos. É claro que os fabricantes nunca informarão seus clientes sobre isso, porque ninguém compraria seus carros. É aí que o mundo dos afinadores entra.

Não tenho certeza sobre o controle de largada, pois nunca o usei. É horrível para a caixa de câmbio e a embreagem. Quanto ao desempenho do motor no meu caso, a moto é incrivelmente rápida. O acelerador parece muito melhor e linear. Fiz vários puxões WOT em todas as marchas e a moto é simplesmente incrível. Quase tudo o que fiz é o que outros afinadores estão fazendo, como uma afinação Bren. Exceto que o B/T afina parcialmente a moto e ele chama isso de '1 estágio'. Então, se você comprar seu '2 estágio', ele apenas remove o restante das restrições do mapa. Ele é uma farsa. Seus 'stacks de velocidade' são apenas um truque para fazer as pessoas acreditarem que ele fez uma super afinação. Ele está basicamente cobrando duas vezes por apenas uma afinação. A maioria dos motores explodidos teve afinações Bren. É porque ele mexe com os mapas de tempo, o que pode causar detonação nos cilindros. Ele também aumenta o limite de RPM, o que causa flutuação da válvula. Os BMWs têm tempo adaptável e não precisam de ajustes de tempo. O mundo da afinação para aluguel é sombrio. É por isso que entrei na afinação dos meus próprios veículos. Eu quero que seja feito corretamente e com segurança.
Droga, você vai me fazer entrar nessa toca do coelho! Eu estava perfeitamente satisfeito em apenas colocar o flash BT e seguir em frente com a vida. Agora vou passar os próximos 6 meses fazendo tudo o que posso para me tornar um afinador profissional.

Eu concordo com você, no entanto, eu não preciso de 205cv na roda traseira, estou perfeitamente satisfeito com a moto lidando com o tempo com segurança e terminando com 195cv. Eu só quero que essa coisa tenha suas bolas de volta! A s1000rr não merece ser um eunuco!!
 
Discussion starter · #28 ·
Droga, você vai me fazer entrar nessa toca de coelho! Eu estava perfeitamente contente em apenas colocar o flash BT e seguir em frente com a vida. Agora vou passar os próximos 6 meses fazendo tudo o que posso para me tornar um sintonizador profissional.

Concordo com você, não preciso de 205 cv na roda traseira, estou perfeitamente contente com a moto controlando o tempo com segurança e terminando com 195 cv. Eu só quero que essa coisa tenha suas bolas de volta! A s1000rr não merece ser um eunuco!!
Fico feliz em ter ajudado. 😁
 
Droga, você vai me fazer descer por essa toca de coelho! Eu estava perfeitamente contente em apenas colocar o flash BT e seguir com a vida. Agora vou passar os próximos 6 meses fazendo tudo o que posso para me tornar um sintonizador profissional.

Eu concordo com você, não preciso de 205 cv na roda traseira, estou perfeitamente contente com a moto lidando com o tempo com segurança e terminando com 195 cv. Eu só quero que essa coisa tenha suas bolas de volta! A s1000rr não merece ser um eunuco!!
Apenas compartilhe o conhecimento lol. Eu me lembro da curva de aprendizado quando eu estava usando o LT1 Edit. A sintonia em densidade de velocidade foi divertida de aprender, e agora é hora de fazer um curso de atualização. Obrigado por compartilhar Quicksilver.
 
Eu me pergunto se seria mais difícil para a BMW negar uma reclamação de garantia se você deixasse a maior parte do ajuste intacta e apenas desativasse o epa bullsh**. Se o tempo e a relação ar/combustível não fossem alterados, juntamente com a linha vermelha original, então você realmente não mudou nada além de devolver o torque que eles roubaram através do acelerador eletrônico e das palhetas de ar. Tenho certeza de que eles ainda negariam se você de alguma forma explodisse seu motor, mas parece que você teria um caso judicial melhor se quisesse seguir esse caminho. O dinheiro gasto no processo judicial custaria mais do que consertar a moto, mas eu me pergunto como seria.
 
Discussion starter · #31 ·
Eu me pergunto se seria mais difícil para a BMW negar uma reclamação de garantia se você deixasse a maior parte do ajuste intacta e apenas ajustasse o epa bullsh**. Se o tempo e a relação a/f não fossem alterados, juntamente com a linha vermelha original, então você realmente não mudou nada além de devolver o torque que eles roubaram através do acelerador eletrônico e das abas de ar. Tenho certeza de que eles ainda negariam se você de alguma forma explodisse seu motor, mas parece que você teria um caso judicial melhor se quisesse seguir esse caminho. O $$ gasto com o processo custaria mais do que consertar a moto lol, mas me pergunto como seria.
Sim. Eu estava pensando nisso também quando estava fazendo as alterações no meu ajuste antes de fazer o flash da ECU. Sem condições de mistura pobre e tempo intocado. Definitivamente nunca aumente o limite de RPM. Você terá válvulas batendo. haha
 
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Depois de passar pela primeira vez conectando e se familiarizando com o menu e os parâmetros, fica fácil depois disso. Sim, você economizará muito dinheiro. Você só paga uma vez pelo hardware e pelo flash da ECU incluído. Então você pode ajustar e fazer ajustes sempre que quiser, sem ter que pagar toda vez. Se você quiser ajustar outras motos/ECUs, você tem que pagar à Woolich por cada desbloqueio, que custa $100. Você pode cobrar de um amigo $800 para ajustar a moto dele. Pague apenas $100 pelo desbloqueio da ECU e embolse os $700 restantes... assim como Bren faz. 😆 Ou se você realmente quiser ser um pequeno idiota nojento, faça um ajuste parcial e chame-o de 'Estágio 1'. Em seguida, ofereça um 'Estágio 2' por mais algumas centenas de dólares e simplesmente remova o restante das restrições. Jogue um filtro de ar 'especial' ou um 'kit de realocação do sensor de temperatura do ar' para fazê-lo parecer valioso.
Honestamente, a parte mais difícil de tudo isso é conectar o chicote à ECU (desmontar as coisas fisicamente). Para a sintonia potencial na pista, um sistema de bateria de backup portátil seria suficiente para fornecer energia para a fonte CC acima que você recomendou (e provavelmente para o laptop, caso a bateria dele falhe durante a gravação da ECU)? Eu provavelmente deixaria a estrada e a chuva completamente intocadas (na pista) e trabalharia nos modos de corrida/dinâmico com base em algumas sessões iniciais.

Você percebe que vai nos meter em problemas com nossos parceiros/amigos/trabalhos por roubar tempo para essas coisas. :)
 
Alguém pode confirmar se o flash Woolich pode ser detectado por concessionárias? Eu sei que os afinadores portáteis (BT, SLR, etc...) atualizam um contador de flash que as concessionárias podem verificar se uma ECU foi flashada. Uma gravação completa do flash das tabelas da ECU não será detectada com o acima ou um que mantém o contador de flash intacto. Eu tentei perguntar à Woolich, mas eles não vão confirmar, lol.
 
Discussion starter · #34 ·
Honestamente, a parte mais difícil de tudo isso é conectar o chicote ao ECU (desmontar as coisas fisicamente). Para uma possível afinação na pista, um sistema de bateria de backup portátil seria suficiente para fornecer energia à fonte CC acima que você recomendou (e provavelmente ao laptop, caso a bateria dele falhasse durante a gravação do ECU)? Eu provavelmente deixaria a estrada e a chuva completamente intocadas (na pista) e trabalharia nos modos de corrida/dinâmico com base em algumas sessões iniciais.

Você percebe que vai nos meter em problemas com nossos parceiros/amigos/trabalhos por roubar tempo para essas coisas. :)
Sim. Enquanto estou digitando isso, estou fazendo uma pequena pausa de tirar meu ECU novamente para piscar uma afinação de escapamento crackle/rumble. É uma droga ter que fazer o trabalho toda vez. Mas eu também uso uma furadeira com uma broca torx T25 para fazer um trabalho rápido nas carenagens. Como você ou eu não temos um dinamômetro, temos que fazer nossos testes/testes na rua ou na pista para verificar a moto. Se você conhece alguém ou pode encontrar um dinamômetro para alugar por um preço razoável, eu iria por esse caminho se você estiver procurando por um flash discado para sua moto. Se a moto estiver em um dinamômetro, você pode deixar as carenagens desligadas e apenas conectar/desconectar o Woolich durante quaisquer ajustes de flash.

A fonte de alimentação CC da bateria também funciona. Apenas certifique-se de que está totalmente carregada. Se a fonte de alimentação ou o laptop morrerem ou forem desconectados durante a 'gravação', seu ECU pode ser danificado. Não tenho certeza, mas eu não arriscaria. Com o HP Tuners para carros, a perda de energia durante um flash danifica os ECUs. Além disso, certifique-se de que seu laptop não desligue ou entre em suspensão por qualquer motivo. Você não precisa roubar tempo dos outros, apenas leve-os com você. Eles podem buscar suas ferramentas. 😆

Antes de colocar tudo de volta na minha moto, vou tirar algumas fotos e carregá-las aqui para que todos possam ver minha configuração e o que ela envolve.
 
Sim. Enquanto estou digitando isso, estou fazendo uma pequena pausa para tirar minha ECU novamente para fazer um flash de escape crackle/rumble. É chato ter que fazer o trabalho toda vez. Mas eu também uso uma furadeira com uma broca torx T25 para fazer um trabalho rápido nas carenagens. Como você ou eu não temos um dinamômetro, temos que fazer nossos testes na rua ou na pista para verificar a moto. Se você conhece alguém ou pode encontrar um dinamômetro para alugar por um preço razoável, eu iria por esse caminho se você estiver procurando por um flash ajustado para sua moto. Se a moto estiver em um dinamômetro, você pode remover as carenagens e apenas conectar/desconectar o Woolich durante quaisquer ajustes de flash.

A fonte de alimentação CC da bateria também funciona. Apenas certifique-se de que está totalmente carregada. Perder a fonte de alimentação ou desconectar o laptop durante a 'gravação' pode danificar sua ECU. Não tenho certeza, mas eu não arriscaria. Com o HP Tuners para carros, a perda de energia durante um flash danifica as ECUs. Além disso, certifique-se de que seu laptop não desligue ou entre em suspensão por qualquer motivo. Você não precisa roubar tempo dos outros, apenas leve-os com você. Eles podem buscar suas ferramentas. 😆

Antes de colocar tudo de volta na minha moto, vou tirar algumas fotos e carregá-las aqui para que todos vejam minha configuração e o que ela envolve.
Quanto tempo leva para fazer o upload de um flash? Você tem alguma estimativa de quanta energia é necessária para manter o DME ligado durante o flash?

Eu pergunto porque fazer o flash em um carro BMW requer uma fonte de alimentação bastante robusta que possa manter a energia necessária durante o flash por um período prolongado. Eu não fiz isso sozinho, mas ouvi dizer que não é incomum que um flash leve uma hora ou mais.
 
Discussion starter · #36 · (Edited)
Pode alguém confirmar se o flash Woolich pode ser detectado pelas concessionárias? Eu sei que os sintonizadores portáteis (BT, SLR, etc...) atualizam um contador de flash que as concessionárias podem verificar se uma ECU está em flash.
Uma gravação completa do flash das tabelas da ECU não será detectada com o acima ou com um que mantém o contador de flash intacto. Eu tentei perguntar à Woolich, mas eles não vão confirmar lol.
Honestamente, você teria que conhecer um insider na BMW ou em uma concessionária para obter uma resposta legítima.
 
Discussion starter · #37 · (Edited)
A única modificação do motor é a remoção do escape de fábrica e da válvula de escape. Esta é uma simples afinação de rua. Tudo o que faz é restaurar a potência total das limitações de fábrica/EPA e reduzir as altas temperaturas do motor. Execute por sua própria conta e risco. Não me responsabilizo por ninguém que faça sua própria afinação. Como pode ver nas imagens, a moto é muito restrita de fábrica. Suck it, Bren.
 

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Discussion starter · #38 ·
Quanto tempo leva para fazer o upload de um flash? Você tem alguma ideia de quanta energia é necessária para manter o DME ligado durante o flash?

Eu pergunto porque piscar um carro BMW requer uma fonte de alimentação bastante robusta que possa sustentar a energia necessária durante o flash por um período prolongado. Eu não fiz isso sozinho, mas ouvi dizer que não é incomum um flash levar uma hora ou mais.
Alguns minutos. É apenas a ECU recebendo energia. Você não está girando a chave de ignição para ligar a moto.
 
@QuickSliver Alguma vantagem em usar uma fonte de alimentação em comparação com um laptop conectado à tomada e configurado para nunca entrar em suspensão para alimentar a ECU? Em caso de falta de energia, o laptop tem uma bateria e seria menos arriscado. A menos que a fonte de alimentação tenha uma bateria de backup. Sempre usei um laptop para alimentar a ECU.

Na verdade, alguém da Woolich saberia sobre a detectabilidade do flash, pois são os únicos que sabem quais tabelas da ECU estão alterando.
 
@QuickSliver alguma vantagem em usar uma fonte de alimentação Vs. um laptop ligado à tomada e configurado para nunca entrar em modo de suspensão para alimentar a ECU? Em caso de falta de energia, o laptop tem uma bateria e seria menos arriscado. A menos que a fonte de alimentação tenha uma bateria de backup. Eu sempre usei um laptop para alimentar a ECU.

Na verdade, alguém da Woolich saberia sobre a detectabilidade do flash, eles são os únicos que sabem quais tabelas da ECU estão mudando.
A ECU da BMW não saberia se algo foi alterado? Tudo o que o sistema itsa deles teria que fazer é verificar célula por célula para ver se há alguma anomalia, o que deveria ser muito fácil em 2024. Devo admitir, no entanto, que não sei nada sobre este sistema!
 
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